ACESSO RESTRITO
REDES SOCIAIS

Notícias

Novembro Azul é lembrado no IGEPREV com parceria entre o Instituto e o Hospital de Amor do Tocantins

14/11/2018 - Morgana Taíse

O mês de novembro tem um significado especial para o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins – IGEPREV-TO. O Novembro Azul foi lembrado com a realização de palestra sobre os cuidados com a saúde masculina e a celebração da parceria entre o Instituto e o Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro e dirigida à sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o especialista, Giovane Sandoval, urologista e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), “O objetivo do Novembro Azul é esclarecer os homens sobre as dúvidas do câncer de próstata, que é a doença mais comum entre os cânceres no homem, e que é responsável pela morte de 20% dos homens que têm câncer. Por isso é importante o diagnóstico precoce, e nós incentivamos os homens para que façam os exames preventivos a partir dos 50 anos, e naqueles casos onde tem histórico familiar, a partir dos 45 anos,” enfatiza o especialista.

Para o servidor Samuel Chaves de Carvalho Servio, “é natural que todos envelheceremos. Daí a importância do homem cuidar da saúde, pois não devemos estar saudáveis somente enquanto jovens, mas principalmente quando a idade avançada chegar. Envelhecer bem é uma questão de escolha diária,” salienta o servidor.

Com a finalidade de ajudar na continuação da construção das obras do Hospital de Amor do Tocantins em Palmas, o IGEPREV-TO firmou o compromisso de uma parceria com a entidade filantrópica, para auxiliar no que for possível com essa causa nobre e tão necessária para o Estado do Tocantins.

Segundo informações de uma das coordenadoras e pioneiras do Hospital do Câncer, Mônica Avelino, “esta será a quarta Unidade Hospitalar instalada no país. Essa Unidade tem uma previsão de atender pacientes dos Estados que compõe o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), abrangendo ainda, Estados vizinhos como o Pará, Mato Grosso e Goiás,” destaca Mônica Avelino. “O convênio do Hospital de Amor do Tocantins, em Palmas com IGEPREV é importante pela participação dos servidores em uma causa tão nobre, aberta e espontânea, que contamos com a colaboração de todos nessa ajuda. Com essa parceria envolvemos mais pessoas, para que essa obra venha ser utilizada o mais rápido possível salvando vidas e proporcionando um tratamento digno aos pacientes com câncer,” finaliza Mônica Avelino.

Inicialmente, a obra tem como prioridade o funcionamento do Hospital Dia que atenderá os pacientes com serviços como: radioterapia, quimioterapia e serviços ambulatoriais (radiologia e exames preliminares).

De acordo com o presidente do Instituto, Sharlles Fernando Bezerra Lima, “o evento foi uma grande oportunidade de trazer os esclarecimentos necessários para publico masculino, com relação aos cuidados com a saúde do homem. Também foi o momento de consolidarmos nossa parceria com o Hospital de Amor de Palmas, pois o IGEPREV está se tornando um grande parceiro para essa nobre causa, uma vez que está facilitando a arrecadação de fundos para a construção do Hospital, através do sistema de consignação em folha de pagamento, alcançando, principalmente os servidores inativos, público específico do Instituto. Pretendemos ajudar porque se trata de uma causa que beneficiará milhões de tocantinenses e brasileiros pertencentes a outros Estados a curto, médio e longo prazo,” conclui o presidente do Instituto.

Para doações basta acessar o link: http://igeprev.abraceumacausa.com.br/0.9.4/src/index.php, ou o site do IGEPREV.